terça-feira, 19 de agosto de 2014

O Foco da Foca


Há alguns dias, de bobeira no sofá da sala, veio uma curiosidade monstro sobre os ursos polares. Não pergunte o porquê, mas, o fato é que comecei a procurar feito louco documentários sobre esse animal.

Um deles, falava sobre estes bichos que tinham de se adaptar ao calor. Devido a todo papo de efeito estufa, eles estão tendo menos tempo para capturar as focas, que são, na escala evolutiva, como os ratos para os gatos.

Nas eras geladas, as focas têm de cavar buracos na superfície do gelo para ter onde respirar. É nesse momento que os ursos usam sua habilidade e força para pegar o mamífero. No verão, o bicho famoso por pendurar uma bola no focinho, consegue ar dando saltos sobre a água, em shows semelhantes com os dos golfinhos.

Além disso, as focas criaram várias armadilhas para que os ursos não a pegassem. Por exemplo, uma foca cava vários buracos em um determinado raio. O urso então é obrigado a adivinhar o local que ela vai subir, diminuindo as chances do predador vencer a presa.

Por causa desse e outros truques, comecei a ver semelhanças entre a foca e alguém que, como eu, luta para se manter longe do vício. Muitas vezes, como os mamíferos de nariz engraçado, me vejo cavando vários buracos em direções diferentes na mesma situação para que o “urso”’ não me pegue.

É simples! Quando se tem um vício, todos os lugares que você está habituado a frequentar tem relação direta com o seu vício, seja ele alcoólico, de liquido preto com folha de cola ou goma de mascar. É como se cada lugar desses fosse um buraco cavado pela sua foca interior.

... Então, qual foi o “grande” aprendizado com a foca?

Fácil: A foca tem pelos hipersensíveis que ajudam a identificar o perigo em baixo da água. Quando acontece isso, ela malandramente solta borbulhas de ar para que o urso pense que ela está lá. Então, enquanto ele fica dilacerando o buraco vazio, a foca vai linda e negra respirar em um ambiente livre.


Ou seja, você tem vários buracos já cavados: bares, boates, casas e amigos. Às vezes é a hora de se fingir de morto e cavar um buraco novo, onde seu “urso” não possa te encontrar, para resplandecer no mar da calma e tranquilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário