sábado, 2 de agosto de 2014

#Omundodeperri

A carta do papai
Acordei cedo naquela quarta-feira. Havíamos marcado uma reunião na casa de Oton para discutir sobre as roupas que usaríamos no grande dia. Samuel, com seu ar de estilista, ficou de levar peças para provarmos e analisarmos se estávamos irreconhecíveis.
Apesar da pressa, segui minha rotina normal. Acordei, beijei o altar dos doze mestres, fui ao banheiro fazer o básico e depois para a mesa do café. Acontece que uma coisa fugiu da métrica convencional. No corredor dos quartos, a porta do quartinho do “papai” estava com uma pequena fresta aberta. Minha mãe nunca deixou aquele aposento aberto desde que meu pai morreu. Até então, a vida dele era um mar de rosas que terminou em fatalidade.
Minha mãe contava histórias dele desde que me entendo por gente. Falava do tanto que ele nos amava e como éramos uma família feliz. Até meus dez anos, não sabia nada sobre a morte dele. Sempre que perguntava minha mãe vinha com a mesma balela de que eu iria saber na hora certa ou que onde estivesse ele estaria conosco.
Quando tinha, mais ou menos, uns nove anos, comecei a me rebelar com aquela situação. Perguntava sempre sobre “como papai foi embora” ou o porquê ele havia desencarnado.
Como a insistência pelo escândalo é uma das dádivas aprendidas desde a infância, minha mãe encheu o saco e estabeleceu uma meta:
- Perri, meu amor, vamos fazer assim. Quando você fizer dez anos conto tudo sobre quem foi seu pai. Disse ela, colocando a mão em meu ombro e beijando minha testa.
Com certeza ela disse aquilo para encerrar o assunto, imaginando que eu não ia me lembrar. Mas, pouco antes do meu aniversário, uma conversinha breve mostrou que não era bem assim:
- Perri, meu lindo, já vai completar uma década. Dez anos é uma data importante e temos que comemorar.
Olhei bem para o canto e vi que recebi minha oportunidade de ouro:
- Obrigado mãe, mas para mim o mais importante vai ser conhecer quem foi o papai.
O tom alegre da conversa se transformou em velório de irmã mais nova. O rosto dela se transformou naquele instante. Com o ar pálido e uma carinha de lesma na menopausa, ela não tinha resposta. Afinal, “promessa é divida”!


 Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário