quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A ratoeira de Mujica



A América latina se notabilizou, até o domino das ditaduras, pelos aspectos liberais de seus governantes. Para nos atermos ao nosso pedaço do mapa, antes do golpe de 64, o Brasil passava por um governo que, para muitos, era quase que comunista. Com erros e acertos, João Goulart queria fazer, mais ou menos, o que Lula fez com a implementação das bolsas em seu último governo.
Na década de 60, o liberalismo latino foi tomado pelos assassinatos e marchas dos militares. As ditaduras desencadearam uma despolitização e, pior que isso, uma perca gradativa de identidade governamental. Resumindo: A alienação política e econômica americana estava posta com a ajuda de ditadores que prometiam cinqüenta anos em cinco.
Mas, de tempos em tempos, pessoas com um ar parecido com os verdadeiros políticos das Américas aparecem.
 Esse foi o caso de Mujica, presidente Uruguaio. Dentre tantas medidas que não valem ser citadas agora, a da legalização da maconha tomou certo ar de surpresa e repúdio de seus vizinhos: Afinal, o que o presidente que anda de fusquinha quer liberando a maconha ?
Para muitos, a liberação na América é um tiro no pé. O tráfico teve, durante anos, sua vertente mais cruel por essas bandas. Colômbia e México fazem às vezes de patinhos feios quando tratamos de ilegalidade e narcotráfico.  Liberar onde os traficantes estão instalados há muito tempo parece tirar o queijo da ratoeira e entregar fresco e livre nas presas das ratazanas.
Mujica sabe de tudo isso.  O que ele quer é, digamos, colocar uma nova ratoeira. Ele percebeu que os ratos já manjavam tudo da velha armadilha. Notou que eles pegavam o queijo com facilidade maior do que quando não havia ratoeiras.
Mesmo no epicentro da crise das drogas, o governante da azul celeste quer repetir o sucesso da Holanda. Porque não, para o bem, transformar o pequenino Uruguai no país baixo dessas bandas.
É sempre bom lembrar, o consumo de maconha na Holanda é só 2% maior que no Brasil. O que Mujica quer, no fundo, é trazer o usuário para perto do berço da pátria descriminalizando o uso de drogas, mostrando que os que usam essas substâncias não são os verdadeiros inimigos da polícia.
Mujica armou a ratoeira perfeita para pegar os ratinhos que tomam conta do mercado do queijo branco nas suas bandas. Para pegar as ratazanas que vendem esse queijo para Europa e EUA, ele vai precisar da sagacidade de mais governantes. E sagacidade não quer dizer UPP, nem policiamento ostensivo e sangrento. Sagacidade quer dizer jogar o jogo da maneira mais inteligente possível para que possamos eliminar as ratazanas, sem ter que matar ratos negros que não tem nada haver com o papo.

O jogo de gato e rato está com as cartas postas: Será que o Brasil está com Mujica ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário