terça-feira, 9 de setembro de 2014

50% dos presos por tráfico não são traficantes

A maior parte dos processos que geram condenação por tráfico de maconha, diz respeito a jovens, de 18 a 30 anos, com posse de menos de 50g de substância ilícita. Estamos prendendo, criminalizando, o usuário, e não o traficante.
Segundo o defensor publico baiano, Daniel Nicory, ‘’ Estamos superlotando as cadeias com jovens portando quantidades pequeníssimas de drogas, saindo pior do que entraram.
Ainda segundo o procurador, a lei 11.343/2006, responsável por regulamentar o tráfico, não abarca todas as possibilidades de posse de drogas. Com isso, usuários são tratados como traficantes. ‘’ Quase metade dos presos na posse de maconha no Estado de São Paulo, tinham consigo quantidades compatíveis para um consumo de curto prazo’’, relatou o jurista.

O problema é que o menino que entra na carceragem com essa quantidade está pronto para ser corrompido pelo crime. A raiva, o ódio e a mágoa de uma sociedade que colocou ele na cadeia por coisa tão ínfima corrói aquela criatura por dentro. Ele quer vingança e, provavelmente, na hora que sair dali, comandará uma boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário